O ótimo grupo musical da cidade de Cerro Largo , Os Garotos do Fandango neste ano de 2019 não repetiram o sucesso de outros anos. Ha 5 ou 6 anos quando foi contratado para tocar um baile no CTG Tropilha Crioula surpreendeu a todos com um tranco invejável e

um compasso firme, chegando na época ser considerado o melhor baile na Semana Farroupilha daquele ano, chegou inclusive, naquele ano desbancar grandes conjuntos de rnome no tradicionalismo gaúcho. Foi um baile memorável, daqueles que ninguem vai embora, ficando todos até o final e pedindo BIS.

Mas neste ano, decepcionou os fãs e dançarinos, ficando muito preocupados em dar show (?) – Quem vai a um baile, não que show! Quer dançar! E se for no Tropilha, quer tranco e compasso gaucho, não quer musicos fazem mimica, ou se perdendo fazendo um show nequetrefe. Uma pseuda apresentação de um show que na verdade somente agradou o componentes do grupo, visto que pista de dança se esvaziou e em seguida o CTG se esvaziou e ficaram 4 ou 5 gatos pingados. Conseguiram com isto encurtar o baile, mas conseguiram deixar a grande maioria de dançarinos do Tropilha com um pé atraz. Espera-se que se novamente contratado, se ajustem no velho trancão para alegria dos tradicionalistas do Tropilha Crioula. Me deu saudade do saudoso Jango. Na época dele, não teriam estragado este baile.